domingo, outubro 15, 2006
  Ele há muitas maneiras de matar pulgas

No passado dia 5 de Outubro o telejornal das 20.00 horas da nossa estação oficial de televisão abria com um sequestro verificado nesse mesmo dia numa agência bancária de Setúbal; e com essa cacha se consumiram largos minutos. Foi esse, nesse dia 5 de Outubro, na opinião daqueles que fazem o alinhamento noticioso do oficioso telejornal, o acontecimento mais candente, mais relevante de quantos aconteceram urbi et orbi.
E no entanto, nesse dia, comemorava-se mais um aniversário da implantação da República: não iria mal à R.T.P. que, num esforço cívico e pedagógico, aludisse logo no início ao facto histórico, atendendo à crassa ignorância que os portugueses demonstram relativamente aos mais elementares factos da sua História, como tantos inquéritos de rua o demonstram; e no entanto, nesse dia, dia da implantação da República e Dia do Professor, havia-se realizado em Lisboa uma manifestação de professores que foi só a maior de quantas se realizaram no pós-25 de Abril.
Confesso que estive atento à abertura dos noticiários das 20.00 horas das três estações televisivas mais importantes e somente a T.V.I abriu o seu serviço noticioso aludindo à referida manifestação. E apesar de ter feito constantes zappings à R.T.P. acabei por não ver qualquer referência à manifestação, tão escasso foi o tempo que lhe dedicaram, como no dia seguinte confirmei junto de colegas de profissão.
Um conhecido crítico de televisão comprovou, faz semanas, de cronómetro na mão, que o tempo dedicado à cíclica temática dos incêndios de Verão pela R.T.P era bastante menor do que o dedicado pelas restantes estações televisivas, além de que tais notícias surgiam tarde e a desoras, imersas na longa e fastidiosa novela da irrelevância quotidiana em que se transformaram os telejornais, mormente o da R.T.P.. E sabe-se como tais notícias sobre os incêndios estivais queimam não apenas as matas mas também a reputação dos governantes, incapazes que têm sido, ano após ano, de lhes pôr cobro. Não sei se são os governantes que determinam o alinhamento do serviço noticioso da R.T.P.. Não cometerei o dislate de o afirmar para não me ver nalguma embrulhada jurídica, como aconteceu ao conhecido crítico televisivo, além de que ele tem quem lhe respalde as costas e eu tenho-as nuas. Mas também é verdade que, desde criança, ouço dizer que há muitas maneiras de matar pulgas.
Ainda hoje, dia 15 de Outubro, o serviço noticioso da nossa oficiosa estação televisiva abriu, às 13.00 horas em ponto, com um directo a Vila Flor onde o secretário-geral do Partido Socialista, José Sócrates, note-se, o secretário-geral e não o primeiro-ministro, fazia a apresentação, a militantes, da moção que se propõe levar ao Congresso dos socialistas, a realizar em breve. Mas que coincidência interessante: logo foi às 13.00 horas em ponto que José Sócrates pronunciava aquelas palavras de profundo entusiasmo e optimismo militantes para aquela plateia atenta e reverenciadora; e logo em Vila Flor, que nome tão lindo, vila e sede de concelho do distrito de Bragança (eu também não sabia, fui agora vê-lo a um dicionário enciclopédico).
E assim vai o serviço noticioso da nossa oficiosa R.T.P.. Bem, sempre podemos utilizar o comando à distância e observar o que nos contam as outras estações televisivas (confesso que é o que já faço há algum tempo). Mas o mesmo não podemos fazer a quem nos governa. E como temos que os sofrer por quatro anos pois os mandatos são para cumprir até ao fim, embora a tradição recente tenha apontado no sentido da fuga torpe e irresponsável, seria de esperar um pouco mais de decoro e discrição.
Mas talvez eu esteja a ser injusto relativamente ao alinhamento noticioso hoje verificado na R.T.P.: é verdade que também foi dito, e logo no início da peça, que José Sócrates havia chegado a Vila Flor na maior das harmonias, não se verificando nas ruas qualquer contestação à sua presença. Decerto que era esta a grande notícia que justificava plenamente a abertura do serviço noticioso das 13.00 horas. 
|


<< Home

Artigos Recentes
Arquivos
Links


Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com