sexta-feira, junho 10, 2005
  Perplexidades

¢Sou professor do 2.º Ciclo do Ensino Básico, já passei os 50 anos, e há dias sugeri aos meus alunos de uma Turma do 6.º ano, cuja idade média ronda os 11 anos, que me imaginassem aos 65 anos dando-lhes aulas. Entreolharam-se e desataram a rir. De facto a sugestão era de todo despropositada, anedótica, só mesmo para rir.


¢O senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, chamou aos jornalistas do continente bastardos e filhos da puta, assim mesmo, sem piii, porque estes nos últimos tempos se atreveram a questionar o facto de o senhor acumular reforma e vencimento. Instado a pronunciar-se sobre o sucedido o senhor Presidente da República assobiou para o lado. Perguntado sobre o mesmo o senhor Dr. Marques Mendes, líder do Partido Social-Democrata, do qual é excelso militante o Dr. Alberto João Jardim, respondeu que este se havia excedido. Mais não disse.
Já seria mau se a coisa tivesse ficado por aqui. Mas não ficou. Os senhores deputados sociais-democratas do Parlamento Regional da Madeira resolveram propor e aprovar, com aclamação e tudo , um voto de congratulação pelas doutas palavras e postura cívica do seu líder regional, criticando ao mesmo tempo a tibieza do seu líder nacional a quem notoriamente faltam a coragem e frontalidade do seu correligionário ilhéu.
Dou aulas de Formação Cívica aos alunos que acima citei. Vejam só que espinhosa é a minha missão perante tais exemplos que de cima nos chegam.


¢Chegou o tempo quente e com ele recomeçaram os incêndios. E a mesma ladainha se fez ouvir, aquela que sempre ouvimos até onde nos chega a memória: falta de limpeza das matas e consequente acumulação excessiva de biomassa, falta de meios aéreos e terrestres, falta de acessos, falta de aceiros, falta de tudo. Falta de vergonha, diremos nós. Só nos sobra a náusea.


¢Após o "não" francês e holandês no referendo ao Tratado Constitucional Europeu parece que ninguém sabe o que fazer. Ter-se-á partido do princípio que a aprovação do Tratado eram favas contadas, que toda a gente, ou quase, diria "sim"? Se assim foi muito mal se andou, pelo desrespeito revelado pelo eleitorado, pelos europeus, enfim, e pela total e irresponsável imprevidência.
Nos próximos dias 16 e 17 de Junho reúne em Bruxelas o Conselho Europeu. Veremos então qual o caminho futuro. Digo eu, que sou um europtimista. 
|


<< Home

Artigos Recentes
Arquivos
Links


Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com