quinta-feira, agosto 04, 2005
  A Propósito de um Outdoor

A propósito de outdoor, porque haveremos de dizê-lo assim e não utilizamos um sinónimo em bom e escorreito português? Não sei como o dizem aqui os vizinhos espanhóis mas aposto que não utilizam o anglicismo, ciosos da sua língua e avessos a falar línguas estrangeiras como são. Assim cuidássemos nós da nossa.
Mas o outdoor de que pretendo falar é um bem específico, trata-se do outdoor do candidato à Câmara Municipal de Beja João Paulo Ramôa, há poucos dias espalhado pelas rotundas e esquinas mais percorridas da cidade.
Ora este outdoor é tudo aquilo que um outdoor não deve ser. Desde logo contém um excesso de informação. Um outdoor é para observar de relance, de forma fugaz, porque quem o observa vai ocupado a conduzir a sua viatura, em velocidade que, por muito lenta que seja, não permite nunca leituras demoradas. Por isso a mensagem que o oudoor transmita deverá ser objectiva e concisa. Diz-se até que um bom outdoor é aquele que é "estúpido", isto é, minimalista na informação que fornece. Se o candidato João Paulo Ramôa pretendeu fazer um outdoor "inteligente" falhou nesse seu propósito e apenas logrou um outdoor ineficaz. Depois as cores do outdoor são baças, tristes, pouco chamativas. Se os políticos nos dão tão poucas alegrias ao menos que nos objectos de propaganda sejam álacres, imaginativos. Faz-me lembrar este outdoor aqueloutro colocado junto à fronteira e que anuncia a região do Alentejo para quem, vindo de Rosal de la Frontera, entra em Portugal. É triste, lúgubre, de cores terrosas e bacentas. O turista que o vislumbre não terá grandes expectativas relativamente ao que virá encontrar. Em contrapartida, colocado do outro lado da fronteira, está um outdoor que nos anuncia a Andaluzia e esse como se nos apresenta? Jovial, alegre, saleroso, colorido, com motivos cubistas, óbvia homenagem ao andaluz universal que é Pablo Picasso. Dois países, dois temperamentos praticamente antagónicos? Recuso-me a aceitá-lo; temos talvez é que contratar os técnicos do marketing andaluz. Do mesmo modo, talvez que o candidato João Paulo Ramôa tenha também que mudar de técnicos de marketing político.
Vejamos agora o conteúdo:
-diz-nos o candidato João Paulo Ramôa que pretende transformar Beja numa cidade aeronáutica. Louvável propósito. Mas aqui apenas lembraremos que correligionários seus deram, recentemente, um contributo assaz negativo para a concretização deste desiderato. Provavelmente vai ter que afastá-los de todo este processo;
-diz-nos depois que se empenhará pessoalmente na revisão do P.D.M.. Porquê pessoalmente? Isso dá provas de um espírito pouco colegial. Melhor seria que o empenhamento fosse da Câmara que se propõe liderar. Enfim, ele há estilos e estilos de liderança e gestão;
-propõe-se em seguida a criação de 400 novos empregos. Como? Admitindo mais funcionários para os serviços camarários? Decerto que não. Promovendo o investimento no Concelho? Talvez. Então se é assim, o seu a seu dono: poderá proporcionar condições a que outros criem esses postos de trabalho, mas não será o próprio a criá-los;
-diz-nos de seguida que se propõe alterar o trânsito e o estacionamento na cidade. Nada a opinar, a não ser que qualquer espírito sensato proporia exactamente a mesma coisa;
-criar um cartão municipal para o idoso? Subscrevo inteiramente;
-finalmente, "informática e inglês em todo o ensino básico". Como? As Câmaras Municipais não têm qualquer tutela pedagógica relativamente ao ensino básico, nem em relação a nenhum outro. Então como fazer? Recrutará e remunerará a Câmara os monitores para esse fim? Se assim é por mim tudo bem. Felizmente que em termos de gestão apenas interfiro na gestão do orçamento familiar, e chega-me.
Mas se a informação é assim tanta para um outdoor como consegui eu lê-la toda, perguntarão? Não foi dando voltas e mais voltas a uma qualquer rotunda, não senhor. Estacionei o carro, apeei-me e fui ler. E o propósito com que se afixa um outdoor não é de todo para obrigar um condutor a este procedimento. 
|


<< Home

Artigos Recentes
Arquivos
Links


Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com