domingo, janeiro 21, 2007
  Notícias da Lusolândia

- A Justiça indígena, tão pronta a deixar prescrever processos incómodos, foi agora célere em condenar a seis anos de prisão, seis, um sargento do exército, Luís Gomes de seu nome, cujo único crime é o de tentar ser pai, pai responsável e carinhoso. A criança, uma menina de cinco anos, deverá ser entregue ao pai biológico, um senhor ausente todo este tempo e que terá mesmo posto em dúvida a sua paternidade, quando a sua parceira, ocasional parece, lhe disse estar grávida. O que não nos merece dúvidas é que tal decisão acarretará para a criança sequelas psíquicas porventura irreversíveis. Assim se protege o superior interesse da criança, tal como está escarrapachado na lei. Esperemos que o movimento de opinião entretanto surgido em torno desta aberração consiga atalhar males maiores.
- O inefável Manuel Maria Carrilho deixou o seu lugar de vereador da Câmara Municipal de Lisboa por manifesta falta de vocação para tais lides, pois que a sua verdadeira vocação é parlamentar. Quer dizer, o homem não tem vocação para vereador mas tê-la-ia para presidente da autarquia. Perante o dito seria de supor que iria trocar a Câmara de Lisboa pela Assembleia da República. Pois não foi assim. Será futuramente embaixador junto da Unesco, junto de um outro exilado de luxo, Ferro Rodrigues. Parece que o homem tem mesmo vocação é para prima-dona.
-O deputado socialista João Cravinho, por sua vez, irá para o BERD. Acontece que Cravinho tinha em mãos um projecto de combate à corrupão que, pelos vistos, estava a causar engulhos dentro do seu próprio partido. O P.S. tem nesta matéria muitos rabos de palha, Cravinho dixit. Bem afirma o deputado que não se trata de nenhuma troca, mas em política o que parece é, já alguém o disse. Ele há exílios e exílios.
- O Instituto da Droga e da Toxicodependência aplicou um inquérito a mais de 100.000 jovens no qual incita os mesmos ao voierismo e à denúncia dos seus progenitores. Mas caberá na cabeça de alguém, sensato diga-se, perguntar a um jovem de doze anos, entre outras preciosidades, se o pai tem relações sexuais com a mãe contra a vontade desta? Resta dizer que tal inquérito teve o aval do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.
-Na recente apresentação do QREN, Quadro de Referência Estratégica Nacional, que vigorará entre 2007 e 2013, que irá bafezar o País com a astronómica quantia de 21 mil milhões de euros vindos da União Europeia, disse o primeiro-ministro, José Sócrates, que a grande aposta seria agora na formação e qualificação profissional dos portugueses. Mas este discurso já é velho e revelho. Ouvimo-lo ao longo de três Quadros Comunitários de Apoio e ouvimo-lo agora, muitos anos e muitos milhares de milhões de euros passados. O que é que andámos a fazer entretanto? Senhor primeiro-ministro, o modo como o seu Governo tem tratado os professores não augura nada de bom nesse seu desígnio político, ou não são estes os principais responsáveis pela formação de base dos portugueses?
-O entretenimento televisivo que procura eleger o maior de todos os portugueses, seja lá isso o que for, apresentou-nos agora os dez mais votados para que se proceda à eleição final. Quem são eles? D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique, D. João II, Vasco da Gama, Camões, Marquês de Pombal, Salazar, Álvaro Cunhal, Fernando Pessoa e Aristides de Sousa Mendes. Isto é, entre os dez finalistas encontram-se quatro cujo traço comum é uma concepção autoritária, mesmo despótica, do exercício do poder: D. João II, Pombal, Salazar e Cunhal. Talvez que isto seja exemplificativo do nosso carácter, talvez que isto, em parte, explique por que é que Salazar governou o País durante quase meio século com a complacência de quase todos.
 
|


<< Home

Artigos Recentes
Arquivos
Links


Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com